Com a intenção de promover a conscientização ambiental, as Secretarias de Meio Ambiente e de Limpeza Pública, Praças e Jardins, em parceria com a concessionária de energia Ampla, realizam o plantio de mudas de árvores, hoje (26/06), a partir das 9h, na Praça Nilo Peçanha, no Jardim São Benedito. Uma turma de alunos da Escola Municipal Olga Linhares também participará da ação, acompanhada dos secretários de Meio Ambiente, Zacarias Albuquerque, e de Limpeza Pública, Praças e Jardins, Jorge Rangel.
Zacarias informou que a Ampla fez a doação de 40 mudas de ipês para serem plantadas na cidade. “Nesta quarta-feira serão plantados 10 ipês. Os outros 30 serão encaminhados às áreas que ainda serão definidas. Plantar árvores é um jeito simples de proteger e apoiar o meio ambiente, além de conscientizar as pessoas quanto à responsabilidade ambiental que cada um tem com o planeta”, destaca.
quarta-feira, 26 de junho de 2013
Praça do Jardim São Benedito ganha mudas de ipês nesta quarta
Retomado atendimento para a segunda via do Rio Card
A partir de hoje (26) será retomado o atendimento para a retirada da segunda via do Rio Card pelos servidores municipais contemplados com o benefício. A informação é do secretário municipal de Administração e Gestão de Pessoas, Fábio Ribeiro.
— O sistema, que ficou bloqueado por dois meses, será liberado e os servidores poderão, novamente, solicitar a segunda via do Rio Card. Atualmente são, aproximadamente, cinco mil celetistas, estatutários e estagiários beneficiados com o programa de Vale Transporte. A proposta do governo Rosinha Garotinho é valorizar cada vez mais os funcionários públicos. Por isso, estamos mantendo em dia a recarga do Rio Card até o 5° dia útil do mês de referência, o que é uma obrigação legal que, antes deste governo, não era cumprido - destacou o secretário, adiantando que, na próxima segunda-feira (01), a carga do mês de julho será disponibilizada.
Os usuários cujos cartões foram roubados, perdidos ou que sofreram danos, como quebra e desgaste, poderão se dirigir ao setor de Atendimento da secretaria municipal de Administração e Gestão de Pessoas, localizada no Centro Administrativo José Alves de Azevedo, sede da Prefeitura. O atendimento será feito às segundas, quartas e sextas-feiras, das 14h às 17h; e às terças e quintas-feiras, das 8h às 11h. Para solicitar a segunda via do cartão, o servidor deve apresentar documento de identidade.
— Após, 30 dias, os solicitantes deverão retornar ao setor de Atendimento para apanhar o novo cartão - finalizou Fábio Ribeiro.
terça-feira, 25 de junho de 2013
Rosinha vistoria obras do Bairro Legal na Estância da Penha
Mais de 10 ruas da Estância e do Solar da Penha já estão sendo manilhadas. A informação foi passada por engenheiros e fiscais para a prefeita Rosinha Garotinho, que vistoriou nesta terça-feira (25), as obras do Bairro Legal. Ao todo, 27 ruas receberão galerias de drenagem pluvial, pavimentação, construção de calçadas com acessibilidade, instalação de redes de água e esgoto, sinalização, iluminação, tratamento paisagístico, entre outras intervenções.
Segundo o fiscal da obra, Jefferson Barreto, três frentes de serviços estão sendo executadas neste momento. Uma na Rua Sem Nome 1, outra na Travessa Armandino Pinheiro e mais uma na Rua João Afonso Souza Vale Filho. “Nestes três pontos estamos implantando o sistema de drenagem”, revelou Jefferson, esclarecendo que alguns operários trabalham na Avenida Newton Guaraná, na Penha, para o aumento do diâmetro das manilhas de 400 milímetros para 1.200 milímetros, para que possa receber toda vazão da Estância da Penha.
Jefferson adiantou ainda, que na Rua Sem Nome 1 já começou a instalação da rede de esgoto. Para as obras do Bairro Legal da Estância e do Solar da Penha foram gerados 112 empregos diretos.
De acordo com a costureira Renata Elias de Azevedo, 36 anos, os moradores aguardavam ansiosos pelas obras. “Sei que vamos enfrentar muita poeira pela frente, mas no final, o nosso bairro vai ficar legal, igual ao da Penha, com ruas asfaltadas, sem buracos”, disse.
A dona de casa Mariane Mendes, 26 anos, que é deficiente física, disse que as calçadas com acessibilidade vão fazer com que os deficientes possam passar e atravessar as ruas com mais segurança e tranquilidade. “Eu tenho certeza que o bairro será mais valorizado com as obras do Bairro Legal”, afirmou.
Fonte: Secom
Idoso: atendimento jurídico cumpre estatuto criado em 2003
Está no terceiro parágrafo do Estatuto do Idoso, instituído no Brasil em 1º de outubro de 2003, pela Lei Federal nº 10.741: “É obrigação da família, da comunidade, da sociedade e do Poder Público, assegurar ao idoso, com absoluta prioridade, a efetivação do direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, à cultura, ao esporte, ao lazer, ao trabalho, à cidadania, à liberdade, à dignidade, ao respeito e à convivência familiar e comunitária”. Seguindo a determinação do governo Rosinha Garotinho, o Clube da Terceira Idade está reiniciando o atendimento jurídico em sua sede, à rua Rodrigues Peixoto, 91, no Parque Tamandaré, atrás do Senai, todas as semanas.
Servindo como braço da secretaria municipal dos Direitos do Idoso – o Departamento Jurídico da Terceira Idade estará à disposição sempre às segundas-feiras, das 8h30 às 11h. A responsável pelo serviço é a advogada Maria Elisabete de Castro José, já atuante junto à secretaria de Justiça e Assistência Judiciária e que irá orientar os idosos quanto aos direitos da Previdência e Família, além de encaminhar para abertura de processos e outras ações.
- Eles terão aqui um primeiro atendimento. O que se transformar em processo, nós iremos dar as informações necessárias e o que pudermos resolver aqui mesmo, o faremos. Quanto a servimos a este publico-alvo, vai ser ótimo. Para mim, especialmente neste primeiro dia, onde conseguimos receber já aqui cinco pessoas logo cedo, em menos de duas horas, está sendo um presente. Pensamos justamente prestar esta facilidade ao acesso aos idosos e vamos fazer um bom trabalho - enfatizou Maria Elisabete.
Satisfação – O coordenador de Clubes da Terceira Idade, Edvaldo Vieira Azevedo, mostra-se bastante contente com a retomada da assessoria jurídica na instituição, já que a maior acessibilidade da população com mais de 60 anos e que é grande em Campos, será a tônica deste setor, agregando serviço aos que já são rotineiramente encontrados no clube, no processo contínuo de valorização da terceira idade: “ Este serviço acrescenta e muito o trabalho que já estamos desenvolvendo aqui. Tudo que vem somar e ampliar a qualidade de vida dos nossos idosos, é bem vindo”, frisou Azevedo.
Para a moradora do Parque Leopoldina, Deusahadete Ribeiro Penha, de 74 anos, uma das primeiras a ser atendida, a idéia foi ótima: “Gostei muito. Estou com um problema pendente junto ao INSS e aqui recebi informações para eu dar prosseguimento no que já tenho feito. Agora já sei onde procurar quando tiver dúvidas”, acrescentou Deusahadete.
Fonte: Secom
Rosinha entrega escola de Ponto do Carmo reformada e ampliada
Mais de 190 unidades escolares foram reformadas e ampliadas nos últimos quatro anos em Campos. Entre elas, a Escola Gervásio Vasconcelos Cordeiro, em Ponto do Carmo, na Baixada Campista, que foi entregue nesta terça-feira (25) pela Prefeita Rosinha Garotinho. A unidade foi toda reformada, com novos revestimentos, pintura, instalações elétrica e hidráulica, além de ter sido ampliada, com a construção de uma secretaria, além de criação de um laboratório de informática e biblioteca.
Duas salas de aulas do prédio anexo também passaram por reformas. Cerca de 120 alunos estudam em dois turnos na Gervásio, nas séries do GII ao 5º ano. A Prefeita Rosinha Gartoinho explicou que a Baixada Campista tem recebido uma atenção especial do governo.
- Estamos reformando e ampliando o Hospital São José, em Goitacazes, duplicando a RJ-216 (Campos-Farol de São Thomé), preparando-a para o desenvolvimento na região em virtude da instalação do Complexo Logístico Farol-Barra do Furado e o Porto do Açu. E hoje estou entregando mais uma escola, onde os alunos estavam sem condições de estudar e os professores, de trabalhar, pois chovia dentro das salas de aula e as paredes davam choque - comentou Rosinha, lembrando que os alunos da rede recebem material pedagógico, merenda de qualidade, uniformes e os professores foram contemplados com o Plano de Cargo e Salários, considerado maior do que a média nacional.
A diretora Rita Benvinda Carvalho Justiniano Fernandes, informou que as obras de infraestrutura deixaram a escola com cara nova. “Foi tudo feito com muita qualidade, pois a comunidade ansiava por esta reforma”, revelou. O secretário de Obras, Urbanismo e Infraestrutura, Edílson Peixoto, disse que o compromisso do governo Rosinha Garotinho é recuperar todas as unidades escolares do município. A secretária de Educação, Cultura e Esportes, Marinéa Abud, disse que a finalidade é ofertar uma educação de qualidade aos estudantes.
Aprovação - E quem aprovou a reforma foi a dona de casa Sônia Maria Gomes de Souza, 62 anos, avó do aluno Marcelo de Almeida Souza, de oito anos. “Agora sei que os nossos filhos e netos estão estudando em um ambiente tranquilo”, revelou. Diego de Souza Carvalho e Hugo Augusto Carvalho Heitor, ambos de 10 anos de idade e matriculados no 4º e 5º ano, respectivamente, comentaram que as salas estão melhores, com quadros pilotos e desenhos para brincadeiras pedagógicas. “Se eu pudesse, ficava o dia todo no colégio”, afirmou Diego. No final, Rosinha plantou duas mudas de árvores frutíferas: uma mangueira e outra de abiu roxo.
Fonte: Secom
Saerjinho avalia educação em Campos hoje
O município de Campos realiza nesta terça-feira (25) aplicação do Sistema de Avaliação da Educação do Estado do Rio de Janeiro (Saerjinho), que tem como objetivo acompanhar de perto o rendimento dos alunos e detectar de maneira mais ágil e fiel as dificuldades de aprendizagem. As avaliações serão aplicadas nas 152 escolas da rede municipal que possuem o 5° e 9° anos do Ensino Fundamental. Os alunos serão avaliados nas disciplinas de Matemática e de Língua Portuguesa.
As provas serão aplicadas durante duas horas e vinte minutos, porém, os alunos com necessidades especiais terão um tempo maior: três horas. Na parte da manhã, elas serão realizadas das 8h e encerrarão às 10h20 e, à tarde, das 13h às 15h20.
Nesta segunda-feira (24), a coordenadora de Ensino Fundamental do 1° segmento da rede municipal, Maria Adélia Viana Pedra de Oliveira, informou que todos os diretores foram convocados para receber as avaliações. As entregas foram realizadas das 8h às 17h na sede da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes.
- É de suma importância que os alunos façam a avaliação do Saerjinho e que toda escola esteja envolvida neste processo. Os resultados apontarão a eficiência e qualidade do trabalho desenvolvido em cada unidade escolar e serão aproveitados nas diversas instâncias do sistema de ensino. Com este retrato, será possível ajustar as práticas docentes à realidade dos estudantes e traçar políticas públicas de melhorias da qualidade da Educação Básica -, finalizou.
segunda-feira, 24 de junho de 2013
Obra do centro histórico avança rumo a Formosa
As obras de revitalização do Centro Histórico avançam em direção à Rua Tenente Coronel Cardoso (antiga Formosa). O engenheiro responsável, Jefferson Barreto, informa que tiveram início nesta segunda-feira (24) as intervenções na Rua Theotônio Ferreira Araújo (antiga Barão de Cotegipe), no trecho entre as Ruas João Pessoa e Formosa. Para a realização das obras, o Instituto Municipal de Trânsito e Transporte (IMTT) interditou a via para tráfego até a Rua Doutor Oliveira Botelho. A previsão é de que, dentro de uma semana, todo o trecho seja interditado.
Operários fazem a retirada do asfalto para dar início à implantação do sistema de drenagem. “A obra neste trecho vai beneficiar, principalmente, a Rua Doutor Oliveira Botelho, ponto que fica empossado em dias de chuvas”, comentou.
Jefferson adiantou ainda que a antiga Barão de Cotegipe, no trecho entre a Rua 21 de Abril e Avenida 15 de Novembro, será liberado para trânsito nos próximos dias. “Estamos finalizando a parte asfáltica e, em seguida, vamos construir as calçadas com acessibilidade”, afirmou o engenheiro, lembrando que os operários estão finalizando a Travessa Carlos Gomes, que será um calçadão para passagem de pedestres.
A primeira etapa – O primeiro trecho da obra do Centro Histórico foi inaugurado no dia 10 de maio deste ano pela prefeita Rosinha Garotinho. Entre as intervenções realizadas estão a drenagem de água pluvial, tubulação de dutos para instalações subterrâneas, calçadas com acessibilidade e pavimentação nas Ruas Theotônio Ferreira de Araújo (entre a Sete de Setembro e João Pessoa), Sete de Setembro (entre a Carlos de Lacerda e Theotônio Ferreira de Araújo) e na Praça Prudente de Moraes (Chá-Chá-Chá).
Rosinha entrega mais escolas e visita obras esta semana
Mais duas escolas da rede municipal serão entregues esta semana pela prefeita Rosinha Garotinho, que também fará vistorias em várias obras. A agenda começa na terça-feira (25), às 10h, com a entrega da Escola Gervásio Vasconcelos Cordeiro, em Ponto do Carmo, na Baixada Campista. A unidade foi toda reformada, com novos revestimentos, pintura e instalações hidráulica e elétrica, além de ter sido ampliada, com a construção de uma secretaria. Às 11h, a prefeita visita a obra do Bairro Legal da Estância da Penha.
Na quarta-feira (26), às 10h, Rosinha entrega à comunidade de Poço Gordo, também na Baixada Campista, a Escola Alberto Lamego. A unidade foi ampliada, com a construção de mais duas salas de aula, e toda reformada. Ainda em Poço Gordo, às 11h, a prefeita vistoria as obras da Unidade Básica de Saúde (UBS), que está sendo construída conforme preconiza o Ministério da Saúde.
No dia seguinte (27), às 9h45, Rosinha visita a obra da Creche e da Praça do Farol. A unidade escolar passou por reforma geral, adaptando-a aos padrões das escolas modelos que estão sendo construídas no município. Já a Praça terá pista de caminhada, pergolado, quadra poliesportiva e paisagismo.
Na sexta-feira (28), às 10h, a prefeita visita as obras da Avenida Arthur Bernardes, no trecho entre a Avenida 28 de Março e Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf), onde estão sendo construídos sistema de drenagem, pavimentação asfáltica, ciclovia e toda infraestrutura de calçadas, sinalização e iluminação.
Fonte: Secom