terça-feira, 7 de junho de 2011

Preservação da história de Campos

solar da baronesa

A preservação do Patrimônio Cultural e Arquitetônico de Campos cada vez mais têm recebido atenção do governo Rosinha. Os imponentes casarões que remetem à nossa história precisam ser preservados e para isso a idéia é conceder descontos, à proprietários destes imóveis, no Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), como forma de incentivo, e multa àquele que descumprir as decisões do Conselho do Patrimônio Cultural e Arquitetônico Municipal (Coppam).

Os conselheiros do Coppam acordaram algumas medidas e a redação final do projeto de lei que fundamenta o Fundo de Proteção do Patrimônio Cultural de Campos (Funppac), serão, ainda, apreciadas pela Procuradoria Geral do Município e pela Prefeita Rosinha Garotinho, que enviará a criação do Fundo à Câmara Municipal.
Através do Funppac, o município poderá atuar, com maior agilidade na preservação do patrimônio, material e imaterial, de interesse histórico e cultural da sociedade.

Campos é considerada a segunda cidade do Brasil em arquitetura eclética, tendo a frente o Rio de Janeiro. Mas, possui a vantagem de possuir um conjunto compacto. Além do eclético outros estilos marcam a arquitetura campista, principalmente o neoclássico e o art-noveau. Também se destaca a arquitetura religiosa, rica em exemplares que vão do barroco ao moderno.

Nenhum comentário: