Alerta aos consumidores! A pesquisa de preços deve ser feita com critério pelos consumidores. O alerta é do Procon de Campos. Os produtos da cesta básica tiveram aumento no mês de agosto. É o que revelou a pesquisa mensal realizada pela Secretaria de Defesa do Consumidor (Procon) na semana passada, em cinco estabelecimentos na cidade. O aumento foi de 0,85% em relação ao mesmo período do mês passado. O acumulado do ano já alcança 9,3%, bem acima da inflação no período.
Café, leite e seus derivados, óleo, carne bovina e banana prata foram os produtos que mais contribuíram para a alta. Entre os produtos que tiveram redução de preço estão batata inglesa, arroz, feijão e tomate.
- A pesquisa aponta o aumento de 100% nos preços de um mesmo produto. Por isso, o consumidor deve acompanhar as pesquisas de preço, buscar os encartes com promoções dos supermercados e os dias de promoção de cada mercadoria, já que alguns estabelecimentos escolhem dias da semana para promover alguns itens. Todo esforço é válido para conseguir algum desconto - destacou a secretária de Defesa do Consumidor, Rosangela Tavares.
Os produtos que tiveram grande variação entre os supermercados pesquisados foram:
PRODUTO MENOR PREÇO MAIOR PREÇO
Farinha de mesa 1,49 2,49
Açúcar cristal 7,99 11,95
Extrato elefante 1,89 3,99
Hellmann’s 250g 1,99 3,05
Pão francês kg 2,89 7,39
Álcool 3,99 6,49
Lâmpada cristal 1,15 2,50
Nenhum comentário:
Postar um comentário