segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Famílias retiradas de áreas de risco em Ururaí

retiradas de famílias

Através de um trabalho preventivo realizado pela Prefeitura de Campos, 44 famílias, que viviam às margens do Rio Ururaí, foram retiradas da comunidade da Ilha e encaminhadas para o Conjunto Habitacional Morar Feliz da Penha, há duas semanas. Segundo o subsecretário municipal de Defesa Civil, Edison Pessanha, a remoção das famílias do Bairro da Ilha e da margem esquerda do Rio Ururaí é uma medida preventiva e permanente.
- Existe uma perspectiva de verão muito chuvoso e já estamos em alerta com as chuvas que estão caindo nas cabeceiras dos rios que cortam o município. Por isso, junto à Secretaria da Família e Assistência Social, decidimos por retirar esses moradores antes que o nível do rio suba e alague as comunidades -  disse major Pessanha, na ocasião da mudança.
A família da doméstica Marta Valéria da Silva Gonçalves, 34 anos, está entre as que viviam tendo que se mudar devido à cheia do Rio Ururaí. Há 24 anos tendo como quintal o Rio Ururaí, mãe de Leonardo, 18 anos; Mariana, 14; Ester, 12; e Estela 10, comemorou o melhor presente de Natal.
- Todo Verão eu ficava preocupada, vigiando o rio. Eu perdia tudo todo ano e eu não tinha condição de sair da casa, vivendo com um salário mínimo. Mas eu tinha uma fé muito grande que eu ia ganhar uma casa e quando soube que seria agora, eu nem acreditei – contou, emocionada, a moradora.

Nenhum comentário: