De janeiro de 2009 a abril deste ano, 2238 toneladas de resíduos recicláveis já foram coletadas em Campos. Somente em 2011, 804 toneladas de material foi coletado. Nos quatro primeiros meses de 2012, o número atingiu a marca de 262 toneladas.
Quatro caminhões percorrem o município, realizando a coleta de recicláveis, de segunda à sexta-feira pela manhã e, à tarde, em 38 bairros diferentes. Os resíduos, que contaminariam o meio ambiente e facilitariam a propagação de animais nocivos à saúde, são doados integralmente à Sociedade de Apoio à Criança e ao Idoso (Saci), ONG administrada por rotaryanos e fiscalizada pela Secretaria Municipal de Família e Assistência Social.
A população pode também levar o seu lixo reciclável até os postos de coletas do Vale Reciclagem. Situados na sede da secretaria municipal de Serviços Públicos, no Jardim São Benedito, na Praça da República e na Praça do Liceu, os locais servem de ponto de troca de lixo reutilizável por pacotes de aproximadamente 2 kg de adubo orgânico, produzido na Usina de Triagem e Compostagem de Santo Amaro, no distrito de mesmo nome. A troca pode ser feita também nos entulhódromos na Avenida Zuza Mota, Parque Presidente Vargas; e na Avenida Teresópolis.
Nenhum comentário:
Postar um comentário