A noite de ontem (quinta-feira, 17) ficou marcada na vida de 1.435 jovens do Programa Projovem Trabalhador, que são assistidos pelas Secretarias de Família e Assistência Social e de Trabalho e Renda. Eles receberam certificados de curso de qualificação profissional, patrocinados pela prefeitura e foram prestigiados pela Prefeita Rosinha Garoinho, além de outras autoridades, numa solenidade de formatura, realizada na sede da Fundação Municipal de Esporte.
A solenidade contou com mais de duas mil pessoas, entre formandos e familiares, que superlotaram as instalações da antiga AABB. Representantes das turmas dos 12 diferentes cursos receberam certificados das mãos da Prefeita Rosinha, que parabenizou aos jovens por ter aproveitado a oportunidade para fazer os cursos e os incentivou a caminhar com sucesso em novos caminhos.
Oradores de turmas foram cumprimentados e, também, receberam palavras de incentivo pelo vice-Prefeito Doutor Chicão, e pelo secretário de Governo, Geraldo Pudim, que foi o paraninfo dos formandos. O secretário parabenizou os formandos e destacou o empenho da prefeita para conseguir realizar os cursos. "Tive o privilégio de, na condição de deputado federal, poder está ao lado da Prefeita Rosinha em Brasília, onde no ano passado ela lutou para viabilizar estes 12 cursos para a juventude da nossa cidade", destacou o secretário de Governo.
Dentre os cursos das diferentes áreas constaram Telemática, Assistente Administrativo, Construção e Reparos I e II, Saúde (Cuidador de idosos), Ajudante de Cozinha para Plataformas Marítimas com Salvatagem, Padeiro/Confeiteiro, com Salvatagem, Operador de Máquinas (guindastes, ponte rolante, guindauto Munck com Salvatagem) e Montador de Andaime com Salvatagem.
A Secretária de Família e Assistência Social, Izaura Freire, deu depoimento emocionante sobre sua experiência pessoal. O presidente do Fundecam, Eduardo Crespo; o presidente da Fundação de Esporte, Magno Prisco; e também o ex-secretário de Família e Assistência Social, Henrique Oliveira, também estavam entre as autoridades presentes.
- Vocês merecem os parabéns, porque quando tiveram a oportunidade, não a desperdiçaram, mas agarraram e fizeram o curso. Muitos sonhavam em fazer um dos 12 cursos, mas não podiam pagar e alguns fizeram dois e vão realizar o sonho de trabalhar embarcado. Vocês tiveram que passar pelo curso e, hoje, aqui estão, recebendo seus certificados de qualificação para o promissor mercado de trabalho que se forma na nossa região, com as grandes empresas que chegam com o Porto do Açu, com o Complexo Portuário da Barra do Furado e outras empresas que estamos atraindo através dos incentivos do nosso programa de governo, conforme prometemos. Temos pressa em qualificar os jovens, porque muitas empresas estão chegando e se a juventude não estiver qualificada, as empresas vão buscar trabalhadores em outros lugares do Brasil. Não queremos que as boas oportunidades de empregos geradas aqui sejam ocupadas por pessoas que venham de fora. Já criei uma lei que obriga toda empresa com recursos do Fundecam a disponibilizar 20% das vagas para o primeiro emprego - incentivou Rosinha.
O vice-prefeito Doutor Chicão, destacou que os cursos de qualificação profissional, através de parcerias, intermediadas pela Secretaria de Trabalho e Renda, importantes para evitar que, futuramente, aconteça com Campos o que aconteceu com Macaé em função da chegada das empresas da indústria do petróleo. "A cidade que não estiver com os trabalhadores prontos para aproveitar as boas oportunidades de emprego qualificado, vai ter que assistir pessoas de fora ocupar as vagas com bons salários, enquanto seus munícipes vão continuar desempregados", alertou Doutor Chicão.
Formandos prestam homenagem à prefeita - Em nome dos 1.435 jovens formandos, a oradora do Curso de Montagem de Andaimes, Raquel de Souza Silva, entregou uma placa à Prefeita Rosinha Garotinho como expressão de gratidão pela oportunidade que tiveram para realizar o curso. Ao discursar, a formanda citou Sheakspeare: "Se seus sonhos estão nas nuvens, estão no lugar certo. Agora construa os alicerces". No início do curso foi assim: um sonho. Entramos no Projovem Trabalhador, e encontramos um estímulo para o curso, e deparamos com apostilas, teorias, novas informações. (...) Cada um de nós começou a escrever neste curso sua história (...). Agradecemos a Prefeita Rosinha pela sensibilidade, porque nenhum outro prefeito nos deu esta oportunidade, com tanto investimento em qualificação para a juventude da nossa cidade (...) disse Raquel.
Exemplo - A jovem dona de casa, Leobana das Neves, 26 anos, mãe de uma menina de sete anos, relatou que não tinha perspectivas no mercado de trabalho, porque não tinha condições de custear um curso, mas que agora suas perspectivas é o mercado offshore como profissional da área de alimentos. "Eu e mais 30 alunos tivemos a oportunidade de realizar um curso de pessoas vocacionadas. Eu sempre pensava em um dia poder trabalhar embarcada, mas não via chances. Vivia em casa, cuidando da minha filha. Ao saber que a Prefeitura estava porporcionando esta oportunidade, não tive dúvidas e decidi fazer, porque entendi que era uma grande oportunidade. Fiz o curso e estou trabalhando num restaurante de comida japonesa em Campos. Mas houve sorteio para vagas do curso de salvatagem para profissões de embarque. Fui sorteada e sei que logo vou ter a oportunidade de realizar meu sonho de trabalhar embarcada, porque estou com qualificação para isso", declarou Leobana, cheia de convicções.
Fonte: Site da Prefeitura de Campos