A programação do Verão da Família 2011 está movimentando a economia do Farol de São Tomé. De acordo com a estimativa da Associação Hoteleira, Comerciantes e Similares (Aschom), os meses de janeiro e fevereiro movimentaram em torno de R$ 10 milhões, com a geração de cerca de mil postos de trabalho temporário. Segundo levantamento da entidade, em janeiro, o movimento na praia campista aumentou 80% em relação ao mesmo período de 2010.
De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico e Petróleo, Eraldo Bacelar, essa movimentação financeira no Farol, nesta temporada, mostra que o investimento do poder público na praia do Farol de São Tomé no verão é rentável e sustentável. “Para se ter uma idéia, o Shopping Farol superou todas as expectativas esse ano, reunindo mais de 60 expositores movimentando algo em torno de R$ 2 milhões. Estamos gerando lazer, turismo e renda. Um trabalho de equipe ancorado pelas diretrizes da prefeita Rosinha Garotinho”, disse Eraldo Bacelar, cuja secretaria agrega o Departamento de Turismo.
- Estamos vivendo uma alta temporada diferenciada. O movimento é intenso. O verão está sendo bem melhor do que o do ano passado - afirmou o presidente interino da Aschom, Odirley Carlos Henrique Caetano, o Leley. Para fevereiro, o movimento foi um pouco menor, devido ao fim do período de férias escolares. Mesmo assim, o movimento de turistas na praia supera o de fevereiro do ano passado em pelo menos 60%, principalmente nos finais de semana, devido aos eventos promovidos pela Prefeitura”, acrescentou.
O encarregado do único posto de combustível do Farol, João Paulo Mendes Ferreira, comemora o movimento sempre intenso na alta temporada e diz que as vendas cresceram 60% nesta temporada. Devido à grande quantidade de carros, a direção do posto resolveu mantê-lo aberto durante 24 horas nos finais de semana e contratou mais dois funcionários.
Muitos moradores da praia campista aproveitam os dias de sol para aumentar a renda. É o caso, por exemplo, de Nilce Farias, 63 anos, que há dois anos estava desempregada. Cheia de disposição, ela conseguiu um emprego temporário num hotel, no setor de serviços gerais. “Faço de tudo um pouco. Estou feliz, pois com o verão a todo vapor consegui uma renda extra”, comemora. Segundo a Aschom, no Farol, há 16 hotéis e pousadas legalizadas A Associação diz que o número de empregos e a movimentação financeira podem ser maiores, devido ao setor informal.
Fonte: Site da Prefeitura de Campos
Nenhum comentário:
Postar um comentário