O Livro Inventário do Acervo Cartorário, com os 5.176 processos de inventário e 1.390 processos de testamento do antigo Fórum Nilo Peçanha, restaurados pelo Arquivo Público Municipal (APM), será lançado no dia 6 de maio, durante a abertura da programação comemorativa dos 10 anos do Arquivo. O lançamento marca o encerramento do projeto de preservação cartorária, patrocinado pela Petrobras, através do Ministério da Cultura – Lei Rouanet de incentivos fiscais.
- Foi feito um trabalho de identificação, organização, restauração e acondicionamento dos documentos, recolhidos do Fórum Nilo Peçanha. São processos que vão de 1698 a 1990. Foi assinado um convênio com o Tribunal Estadual de Justiça, em 2003, para o recolhimento dos processos acumulados no Fórum, para evitar que eles se perdessem - informa o diretor do Arquivo Público Municipal, Carlos Freitas.
Palestra - No dia 6, o professor de História da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Flávio Gomes, vai fazer uma palestra no APM sobre a pesquisa realizada por ele nos documentos.
- O trabalho de identificar e organizar este tipo de documento vai agilizar a vida do pesquisador, pois vai disponibilizar uma boa quantidade de documentos específicos - ressalta Freitas. O trabalho realizado pelo Arquivo Público durou 18 meses e teve a participação de bolsistas e pesquisadores de Campos, contratados especificamente para o projeto de preservação cartorária.
Fonte: Site Prefeitura de Campos
Nenhum comentário:
Postar um comentário