Os bebês que nascerem no Hospital Plantadores de Cana a partir de segunda-feira (11) receberão a vacina contra a tuberculose – a vacina BCG (Bacilo Calmette-Guérin) – ainda na maternidade. A medida já é desenvolvida na maternidade do Hospital Beneficência Portuguesa, desde o ano passado, por meio do Projeto Nascer em Campos, vinculado ao Programa Municipal de Assistência Integral à Saúde da Criança e do Adolescente (Paisca).
A meta da Secretaria de Saúde de Campos é levar o serviço para as outras maternidades do município públicas e particulares, a exemplo do que já acontece com a vacina contra a hepatite B, afirma o secretário municipal de Saúde, Paulo Hirano. “A vacina BCG protege contra as formas graves da tuberculose, como as ósseas, as miliares e as extrapulmonares, além da meningite tuberculosa. A doença atinge não apenas o pulmão, mas também outros órgãos como rins e meninge”, disse.
O superintendente de Saúde Coletiva, Charbell Kury, destaca a importância do projeto. Segundo ele, a medida vai contribuir para aumentar a cobertura vacinal e diminuir o índice de mortalidade infantil. “Essa já é uma vacina consagrada. A Secretaria de Saúde quer aproveitar a oportunidade que a criança ainda está na maternidade para fazer um círculo de proteção vacinal. Depois que a criança vai pra casa, não temos a certeza de que a mãe voltará a uma unidade de saúde para vaciná-la. Dessa forma, podemos garantir”, afirmou Charbell.
A coordenadora do Paisca, Nazaré Machado Félix, afirma que o trabalho representa um avanço, pois possibilita cobrir quase 100% de recém-nascidos, com exceção dos pré-maturos com menos de dois quilos e dos nascidos em casa. “É uma atitude extremamente simples, mas de um valor muito grande”, disse, lembrando que a - explica a coordenadora do Programa de Assistência Integral à Saúde da Criança e do Adolescente (Paisca), Nazaré Machado Félix.
O Nascer em Campos realiza, ainda, trabalho de orientação às mães a respeito de assuntos como, amamentação, registro civil, primeiros cuidados com o bebê, calendário de vacinação, cuidados com a higiene, melhor maneira de colocar o bebê para dormir, alimentação pós-amamentação. A equipe também distribui kits com soro de reidratação oral.
Fonte: Site da Prefeitura de Campos
Nenhum comentário:
Postar um comentário