O Dia Mundial da Saúde, celebrado nesta quinta-feira (7), será comemorado em Campos com a oferta de diversos serviços gratuitos na Praça São Salvador, das 8h às 17h. Diferentes ações serão realizadas por cerca de 40 profissionais de diversos programas da Secretaria Municipal de Saúde. As ações vão beneficiar pessoas de todas as faixas etárias e têm caráter preventivo.
Uma equipe multiprofissional do Centro de Doença de Alzheimer e Parkinson (CDAP) vai realizar dinâmica de memória em grupo e individual para percepção e diagnóstico precoce da população idosa com declínio cognitivo. O objetivo é garantir a melhoria da qualidade de vida da população. O grupo da terceira idade também vai poder realizar o Mini-exame do Estado Mental (MEEM), para fazer busca ativa de pessoas com demências, e exercícios ritmados de pequena e grande amplitude, a fim de diagnosticar alterações de movimento.
De acordo com a coordenadora do CDAP, a geriatra Deborah Casarsa, os pacientes que forem diagnosticados com doenças neurodegenerativas serão cadastrados e encaminhados para o Centro, para garantir o tratamento. “Vamos fazer uma grande campanha para divulgar as ações do nosso Centro, a fim de ampliar o conhecimento da população em relação às doenças neurodegenerativas, em especial alzheimer e parkinson, que são doenças limitantes e incapacitantes na sua evolução”, destacou.
As Unidades Móveis do Programa Saúde na Escola (PSE) levarão atendimentos na área de odontologia, fonoaudiologia e oftalmologia. O Programa de Prevenção à Hipertensão Arterial e ao Diabetes (Hiperdia) vai oferecer medição de pressão arterial, teste de glicemia e cadastramento no programa gratuitamente.
O secretário municipal de Saúde, Paulo Hirano, afirma que dentre os profissionais envolvidos na ação estarão dentistas, oftalmologistas, fonoaudióloga, cardiologista, psicólogos, fisioterapeutas, médicos, técnicos de enfermagem e enfermeiros. “Vamos levar ainda o ônibus da vacinação do Departamento de Epidemiologia com as vacinas do calendário municipal de imunização”, acrescentou o secretário.
O Programa de Atenção à Saúde do Trabalhador (Past) e o Programa de Assistência aos Assentamentos, Acampamentos e Quilombolas (Paaq), também, vão levar informação e orientação a respeito de diferentes doenças, com as ocupacionais, e distribuir folhetos explicativos.
Fonte: Site Prefeitura de Campos
Nenhum comentário:
Postar um comentário