terça-feira, 26 de abril de 2011

Propostas são apresentadas na reunião do Comudes

 

A partir dos dados expostos na primeira reunião ordinária do Conselho Municipal para o Desenvolvimento Sustentável (Comudes), presidida nesta segunda-feira (25) pelo vice-prefeito, Doutor Chicão,  foi proposta a criação do Observatório do Comudes, para acompanhar as tomadas de decisão e fomentar a formação de mão de obra qualificada. A coordenadora municipal de Desenvolvimento, Ana Lúcia Boynard, pôs em pauta um modelo de capacitação a ser apresentado, no próximo dia 27, ao grupo EBX, que está sendo requisitado como o grande investidor para essa área. O modelo, definido pela prefeitura, seria gerido pelo IFF:  “Temos várias instituições de ensino participando do Comudes, mas com o IFF como coordenador técnico desse processo, teríamos maior eficácia, resultados em menor prazo”, diz Ana Lúcia.

- Em Macaé, quando surgiu o petróleo, a necessidade de mão de obra também foi imediata, mas não havia no local. Trabalhadores de fora foram contratados, levaram suas famílias para lá e, depois, quando essa mão de obra se tornou desnecessária, foi descartada, resultando em um grande problema social. Temos de evitar que isso ocorra aqui.

Temos, na região, os maiores investimentos dos últimos 15 anos e haverá tarefa e trabalho para todos. A prefeitura assume o papel de multiplicar os espaços para a qualificação; mas não haverá tempo para esperar pelo auxílio dos governos estadual e federal e por isso queremos que o grupo EBX seja o grande investidor - , falou Boynard, cuja exposição levou à proposta de criação da Comissão de Capacitação de Mão de Obra, com o IFF como membro titular do Comudes para a operacionalização dinamizada de formação profissional.

Monção de Apoio - Também foi feita uma Monção de Apoio à proposta do deputado federal Anthony Garotinho, membro nato do Comudes, de, aos moldes do que ocorre no Nordeste brasileiro, pequenos e médios produtores de cana recebam subvenção, do governo federal, por tonelada de cana, até o limite de 10 mil toneladas.

Fonte: Site Prefeitura de Campos

Nenhum comentário: