segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Campos-Farol com reforço de veículos no período de Carnaval

farol

Com o objetivo de atender melhor a população e os veranistas do Farol de São Tomé, a Empresa Municipal de Transporte (Emut) realizou mudanças no transporte coletivo nas linhas circulares e na linha Campos-Farol. A Viação Caiçara, do Grupo Itapemirim, atua provisoriamente com 32 ônibus na linha para a praia campista, diariamente, proporcionando conforto e segurança aos passageiros. De acordo com o presidente da Emut, Paulo Mósso, haverá reforço nas linhas no período do Carnaval.
   
- Faremos uma programação para atender com mais eficiência os veranistas. A partir da quinta-feira que antecede o Carnaval, começa o reforço de veículos para Farol e Lagoa de Cima. As empresas estão se preparando para atender da melhor maneira a demanda de passageiros - informou o presidente, acrescentando que no último final de semana, mais de 40 mil passageiros foram transportados para a praia campista.
   
Em recente entrevista, a Prefeita Rosinha Garotinho afirmou que, mais do que democratizar o transporte coletivo, o objetivo é facilitar a locomoção da população através do Programa Campos Cartão Cidadão. “A passagem a R$ 1 está proporcionando transporte digno para todos, inclusive, portadores de necessidades especiais. Essa facilidade garante a integração da população e participação nos eventos realizados no Farol de São Tomé”, finalizou a Prefeita Rosinha Garotinho.

Fonte: Site da Prefeitura de Campos

Educação convoca pais de alunos excedentes

joilza

A Coordenação de Serviço Social da secretaria municipal de Educação está convocando os pais e responsáveis de alunos excedentes do processo de pré-matrícula de 2010/2011 para que retirem no setor, o encaminhamento para as instituições privadas conveniadas com o município. Cerca de quatro mil crianças foram contempladas pelo Programa de Bolsas de Estudos da Educação Infantil e Ensino Fundamental.
   
Para que possam efetuar as matrículas nas unidades privadas, os pais devem comparecer até a próxima quarta-feira (02), das 9h às 16h, à Coordenação de Serviço Social, situada na Praça Cinco de Julho, nº 60, Centro, prédio da antiga Estação Ferroviária.
   
- Estamos fazendo contato com os pais por telefone, mas orientamos para que os que ainda não foram contactados que se dirijam até a coordenação para agilizar o encaminhamento à escola conveniada e providenciar a matrícula das crianças. As aulas já começaram e os pais que realizaram os procedimentos anteriores precisam concluir esse processo - salientou a coordenadora de Serviço Social, Flávia Costa.
   
A secretária de Educação, Joilza Rangel Abreu, explica que 4.187 pré-matriculados não obtiveram vaga na rede municipal de Ensino, ficando excedentes. Do total, cerca de quatro mil foram cadastrados para o Programa de Bolsas de Estudos da Educação Infantil e Ensino Fundamental no período de 17 de janeiro a 4 de fevereiro, quando os pais apresentaram a documentação dos contemplados.

Fonte: Site da Prefeitura de Campos

Previdência concede Certificado de Regularidade a Campos

Depois de sete anos no Cadastro de Inadimplência do Ministério da Previdência Social, o município finalmente detém o Certificado de Regularidade da Previdência, documento que credencia a prefeitura poder voltar a assinar convênios com o governo federal e receber verbas voluntárias. A regularização da situação decorre das providências adotadas pela Prefeita Rosinha Garotinho para que a PreviCampos, órgão que administra a previdência dos servidores municipais, pudesse cumprir todos os 34 ítens exigidos pelo Ministério para a emissão do Certificado.
   
O presidente da PreviCampos, Benilson Paravidino, explica que, além cumprir as providências administrativas recomendadas pela Prefeita Rosinha Garotinho, assim que assumiu o órgão, no início de janeiro de 2009, foi também imprescindível para atender as exigências do governo federal, a iniciativa da Prefeita de mobilizar a Procuradoria Geral do Município para adequar a legislação previdenciária do município à legislação federal, conforme as alterações instituídas pelas Emendas Constitucionais 20/98; 41/2003; e 47/2005 que tratam da revisão previdenciária.
   
- A prefeitura carecia de ações por parte da Procuradoria para adequar a legislação do município. E a Prefeita Rosinha procurou solucionar as pendências rapidamente. As medidas administrativas e de natureza jurídica foram providenciadas na Procuradoria. Em 31 de dezembro de 2009 a prefeita sancionou lei para adequar a legislação municipal às Emendas Constitucionais que tratam da revisão. O Ministério (da Previdência) é muito exigente em relação à concessão do Certificado de Regularidade da Previdência. Se a prefeitura não consegue cumprir um item, não recebe o certificado. Mas Campos cumpriu todas as exigências e o Ministério emitiu o Certificado que credencia nossa cidade a voltar a participar de importantes convênios com o governo federal - detalhou Benilson Paravidino.

Fonte: Site da Prefeitura de Campos

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Seminário com desdobramento na prefeitura

seminario2

A prefeitura está dando sequência, durante esta semana, ao Seminário Interno “Eficiência da Gestão Pública”, iniciado na última sexta-feira (18), no Centro de Convenções da Uenf. Conforme o secretário de Governo, Geraldo Pudim, nos dois primeiros anos, o governo atingiu a maioria das metas constantes do plano de gestão da Prefeita Rosinha Garotinho, tendo, inclusive, alcançado 100% em vários programas, como por exemplo, a Passagem Social.

- A Passagem a 1 Real beneficia potencialmente toda a população de Campos. Os contratos foram cumpridos; os recursos são repassados às empresas de transporte; temos mais ônibus circulando; ônibus com acessibilidade e, quanto à qualidade do transporte, reduzimos a média da idade da frota de 12 para 7,5 anos e, já a partir de maio, só vão rodar no município ônibus com vida útil de, no máximo, 5 anos -  exemplificou o secretário.

Geraldo Pudim diz que o desdobramento do seminário é necessário para a avaliação do nível de intersetorialidade das ações desenvolvidas por secretarias, fundações e empresas públicas. “A maioria dos programas depende da atuação de mais de uma pasta para apresentar um resultado positivo para a população. Agora vamos ouvir os gestores e detalhar o grau de sucesso ou de dificuldades das ações realizadas ou por realizar”, acrescentou.

Uma equipe, que tem à frente o seccretário Geraldo Pudim e a coordenadora de Desenvolvimento Econômico, Ana Lúcia Boynard, está mapeando essas questões em reuniões diárias com grupos de gestores. “Neste momento, o objetivo do seminário, que se tornará um fórum permanente, é o aprofundamento da avaliação do plano de governo da prefeita. As informações de cada pasta foram recebidas, esmiuçadas e quantificadas e, agora, vamos partilhar as informações com os gestores municipais, para otimizar o trabalho do governo e atender às demandas”, disse Boynard.

Participação popular - Boynard diz que a análise final será da Prefeita Rosinha Garotinho, que considera a importância de cada programa, segundo a sua eficácia na promoção da elevação da qualidade de vida da população e  desenvolvimento do município.
  
- A prefeita quer conhecer o nível de entrosamento das pastas afins e ter informações que lhe indiquem para onde evoluir. Isso, porque o desenvolvimento de muitas ações previstas no plano de governo requereu a criação de outras, demandando custos e novas intervenções - disse Boynard.

De acordo com a coordenadora, a Prefeita Rosinha Garotinho apontará as prioridades de sua gestão e, como próximo passo, criará mecanismos para a participação da sociedade em seu governo: “A avaliação e revisão do plano de governo não estão sendo feitas para ficar no gabinete; são para a cidade, para melhorar, aperfeiçoar e criar programas para benefício do município, do povo campista. Há ações no plano de governo que são importantes para a melhoria de vida da população, mas que dependem da participação do cidadão para serem implementadas. A prefeita quer que a comunidade seja consultada, motivada a participar do governo e ajudar na realização das mudanças que se fazem indispensáveis diante do novo cenário regional”, finaliza.

Fonte: Site da Prefeitura de Campos

Parangolé abre programação do Carnaval do Farol

A Prefeitura de Campos elaborou uma programação de tirar o fôlego para o Carnaval do Farol de São Tomé. Na abertura da maior festa popular do país, a animação ficará por conta do grupo Parangolé, que vai se apresentar na sexta-feira (04), a partir das 23h, no palco oficial montado na Aldeia do Sol. No sábado (05), o grupo de pagode Pique Novo anima a galera e domingo (dia 06), o grupo Levanóiz vai levantar o público com hits como “Superman - Liga da Justiça”. Na segunda-feira de Carnaval (07), o grupo Vixe Mainha comanda a alegria e na terça-feira (08), será a vez do grupo Revelação se apresentar.
  
A programação inclui os diferentes ritmos que garantem a animação durante os dias de Carnaval agradando a todos os públicos. Samba, axé, forró e as tradicionais marchinhas prometem animar o Carnaval 2011 da praia campista. Para começar, o grupo Parangolé vai levar o público ao delírio  com os sucessos “Rebolation”, “Negro Lindo” e “Tchubirabirom”, entre outras.
  
Além dos shows da Aldeia do Sol, todos os dias, a partir das 16h, o trio elétrico vai arrastar multidão na Avenida Atlântica. No Lagamar e na Colônia de Férias da Terceira Idade,  shows de forró com bandas locais e, na Tenda Cultural e próximo ao Hotel Garoupas o público poderá curtir as tradicionais marchinhas de Carnaval com Gerson Jones e a Banda de Santo Amaro.
  
Segundo o presidente da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima, Avelino Ferreira, o Farol se tornou o point da região pela diversidade da programação. “A programação do Verão da Família foi muito intensa. A Prefeita Rosinha Garotinho investiu na estrutura da praia para proporcionar conforto e segurança aos veranistas e moradores. A satisfação popular nos mostra que está valendo a pena” disse.
  
Localidades - Por determinação da Prefeita Rosinha Garotinho, localidades mais distantes também terão programação de Carnaval. “Esta iniciativa, além de oferecer opção de lazer para os moradores, movimenta o comércio local. Neste período, comerciantes de localidades mais distantes da sede do município não faturavam e, agora, o movimento vai ficar no local”, lembra o presidente da Fundação, destacando a passagem social a R$ 1 que vem contribuindo para que milhares de pessoas tenham acesso à programação do Farol e de outras localidades.
  
A programação inclui shows dos dias 5 a 8 nas localidades de Lagoa de Cima , Rio Preto, Travessão, Santo Eduardo, Santa Maria, Tócos e Dores, a partir das 22h, além das comunidades da Baleeira e Tira-Gosto. A prefeitura também está apoiando manifestações populares como desfile de bois, blocos e bandas em Travessão, Tócos, Dores de Macabu, Santo Eduardo, Morro do Coco e Santa Maria, a partir das 22h, com exceção de Santa Maria, que será à meia-noite.

Fonte: Site da Prefeitura de Campos

Contribuinte pode emitir 2ª via do IPTU pela Internet

A Secretaria de Finanças está oferecendo ao contribuinte a opção de emitir a segunda via do IPTU 2011 através de link no site da prefeitura www.campos.rj.gov.br, opção que vai facilitar a vida de quem mora fora da cidade e possui imóvel em Campos. O contribuinte poderá solicitar informações e fazer impressão das vias para pagamento mas, para isso, precisa ter em mãos o endereço completo do imóvel ou o número de inscrição. A busca vai funcionar para aqueles que estão com imóveis fechados e não retiram suas correspondências por residirem em outro imóvel. Da mesma forma, auxiliará o contribuinte que não receber o documento, que vem sendo entregue pelos Correios.                       
   
A Secretaria de Finanças informou que, este ano, foram confeccionados 115.889 carnês do IPTU.  O tributo pode ser pago até o dia 28 em cota única com desconto de 10%, com base de cálculo idêntica a do ano passado, acrescido da variação do Índice de Preço de Consumidor Amplo (IPCA), que foi de 5.2%. A outra opção de pagamento do contribuinte é o pagamento parcelado em até 11 vezes. Quem não receber o documento em domicílio, pode optar pelo site da prefeitura ou procurar a secretaria para retirar uma segunda via de forma rápida, já que há oito guichês para atendimento ao público, levando o documento emitido no ano passado.
  
- Este ano, a entrega dos carnês foi feita com mais antecedência, ou seja, os contribuintes tiveram mais tempo para programar o orçamento e, assim, pagar o tributo inclusive aproveitando mais o desconto oferecido, já que a entraga começou no dia sete de janeiro - , destaca Joanildo Vasconcelos Lobo, coordenador de Tributos da Secretaria de Finanças, que ainda sugere que esses contribuintes procurem atualizar os endereços para manter em dia a correspondência.
   
O contribuinte está sendo ainda lembrado de que, ao optar pelo parcelamento, deve manter as parcelas em dia. “As agências bancárias e as casas lotéricas não estão autorizados a receber o tributo em atraso, portanto, neste caso, o contribuinte terá que procurar a secretaria para retirar outro boleto”, explica Joanildo.

Fonte: Site da Prefeitura de Campos

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Prefeita Rosinha Garotinho na posse da Associação da Codin

codin

 

A Prefeita Rosinha Garotinho participou na manhã desta quarta-feira (23) da solenidade de posse da primeira diretoria da Associação das Indústrias da Codin (AIC), realizada na sede da Schulz BC Equipamentos e Acessórios Tubulares, no Distrito Industrial da Codin. Destacando o crescimento do local, que atualmente sedia 17 empresas, Rosinha citou a lei de incentivo fiscal nº 4.533/05, sancionada por ela em abril de 2005, conhecida como Lei Rosinha, como principal fator para o interesse dos empresários pelo interior fluminense. A prefeita ainda salientou a preocupação do município em assumir a administração do Distrito Industrial.
   
Administrado pela Companhia de Desenvolvimento Industrial do Estado do Rio de Janeiro (Codin), o local ainda carece, segundo Rosinha, de melhorias na infraestrutura. São, de acordo com a prefeita, necessidades muito peculiares, como iluminação pública e calçamento, que podem ser sanadas pelo município através de um convênio com o governo do Estado.
   
- A prefeitura não pode fazer mais do que parcerias com as empresas, por aqui ser uma área do Estado. Mas eu já pedi a Cabral (governador Sérgio Cabral) a transferência da administração para o município, assim como também do Balneário de Lagoa de Cima. Um convênio já foi assinado. Enquanto a transferência não acontece, fazemos o que nos é possível. Afinal, há muito pouco tempo a Codin era zero e hoje está quase que 100% ocupada. Mas ainda precisamos expandir - salientou Rosinha.
   
A prefeita citou parcerias celebradas com as empresas da Codin através do Fundo de Desenvolvimento de Campos (Fundecam), Companhia de Desenvolvimento do Município de Campos (Codemca) e da secretaria municipal de Desenvolvimento e Petróleo. “Já estamos discutindo com as empresas uma nova parceria, com a qual, através da secretaria municipal de Trabalho e Renda, estaremos juntos qualificando nossos trabalhadores. Dessa forma, o município sai ganhando, com ao aumento de mão de obra qualificada e, portanto, mais pessoas empregadas e as empresas não perdendo seus funcionários por falta de qualificação. Planejamento deve ser a palavra na mente de todos. Na região, temos o exemplo de Macaé, que não se preparou para receber a Petrobras, tendo que receber trabalhadores de fora que foram morar em Rio das Ostras. Macaé ficou com todos os problemas sociais e sem uma população qualificada”, exemplificou a prefeita.
   
Rosinha também recebeu do presidente da Schulz na América Latina, Marcelo Bueno, a notícia de que uma nova indústria alemã estará se instalando no complexo industrial, tornando-se a quarta a investir no município. “O nosso compromisso é com Campos e com a população do município. Depois do Carnaval, vou a Suécia em busca de um parceria para a Schulz”, anunciou Marcelo.
   
Associação - Segundo o presidente da AIC, Lucas Vieira, o principal objetivo das empresas associadas é, num trabalho conjunto, oferecer melhores condições aos trabalhadores e também aos moradores da região, gerando desenvolvimento para o município. Das 17 empresas sediadas na Codin, 15, incluindo três ainda em fase de instalação, estão associadas, gerando mais de 1,5 mil empregos diretos e com faturamento anual de mais de R$ 200 milhões. “A associação tem por objetivo a reunião das empresas para levar o desenvolvimento para Codin e comunidades vizinhas e trabalhar qualificação e melhora de infraestrutura. Precisamos mostrar que o distrito está funcionando e fazer dele um exemplo para o Estado do Rio.

Fonte: Site da Prefeitura de Campos

Passagem a 1 Real muda a vida de milhares de pessoas

A passagem social, com tarifa de ônibus a 1 Real em todo o município, está de fato modificando a vida dos mais de 300 mil campistas que possuem o Cartão Campos Cidadão, conforme a opinião dos próprios usuários do transporte coletivo em Campos. O benefício é reconhecido, especialmente, por aqueles que, com a implantação do programa, tiveram acesso ao mercado de trabalho.
   
Este é o caso de Roselin Borges, 28 anos, de Conselheiro Josino, que não conseguia emprego quando só tinha a opção de tarifa a R$ 4. “Os patrões diziam que não podiam pagar as passagens e as pessoas, ou tinham de dormir no emprego ou trabalhar em locais mais perto de casa. A passagem a 1 Real me ajudou a progredir, porque consegui um trabalho melhor, em um comércio na Avenida Pelinca”, contou.
   
A situação de Roselin é a mesma de Claudiana Mesquita, 35, também de Conselheiro. “A passagem está ajudando muita gente e eu só consegui emprego como doméstica, numa casa no Centro, quando o preço da passagem passou para 1 Real. Antes ninguém queria pagar R$ 8 por dia para eu trabalhar”, falou Claudiana, que não sabia que, com o Cartão Campos Cidadão, a gestão Rosinha Garotinho conseguiu reduzir a idade média da frota de 13 para 8 anos.
   
A melhoria do transporte público em Campos e a aceitação da Tarifa Social também é demonstrada pelo aumento de 1,3 milhões de passagens por mês. “Até maio de 2009 eram 1.555.000 passagens por mês, número que hoje é de 2.851.000. Na gestão passada, a frota era de 249 veículos, frota que nos foi apresentada como sendo de 396, destes 113 com 12 anos de vida útil, ou seja, com idade vencida. Hoje, temos coletivos com ar condicionado, rampa para acessibilidade, sendo que a cobrança da população por ônibus melhores já é exigência da Prefeita Rosinha às empresas de transporte coletivo”, explica o secretário de Governo, Geraldo Pudim.
   
O carpinteiro Paulo Pereira dos Santos, 57 anos, de Morro do Coco, diz que a Tarifa Social foi um ganho mais significativo para os cidadãos que sobrevivem com o salário mínimo. “Imagina com que renda vivia um trabalhador que tinha de pagar R$ 5,60 por passagem, R$ 11,20 por dia de trabalho. A maioria estava presa a empregos informais, sem benefícios, lá no norte do município”.
   
A realidade apresentada pelo carpinteiro não se verificava apenas no norte de Campos, como conta a doméstica Marinete Barcelos da Costa, 48, de Rio Preto, no outro extremo de município. “Eu dormia no trabalho e só ia para casa final de semana, porque meus patrões não podiam pagar R$ 5 por cada passagem, diariamente. Com a Passagem a 1 Real, eu agora volto todo dia para minha família e posso ficar com meus três filhos. Fico menos preocupada, porque minha filha mais nova tem só 12 anos, está em uma fase difícil, que precisa do acompanhamento da mãe”, concluiu Marinete.

Fonte: Site da Prefeitura de Campos

Quadra de basquete de rua sob a Ponte Rosinha está pronta

A quadra de basquete de rua sob a Ponte Rosinha Garotinho, no Centro, está pronta e será entregue à população no próximo dia 28. A informação é do coordenador de Infraestrutura, Antônio José Petrucci (Tom Zé). No local foi construída uma quadra com telas de proteção, aros e demarcação para a prática do esporte de cultura americana, que ganhou o mundo à fora.

A construção do espaço faz parte do conjunto de obras sob a Ponte Rosinha Garotinho, que engloba, ainda, a praça de alimentação. “A construção da quadra e dos 12 quiosques fazem parte de um único contrato, avaliado em R$ 400 mil. Os quiosques, por exemplo, abrigam hoje os ambulantes que trabalhavam no início da Avenida Alberto Torres. São quiosques com pias, balcões, instalações elétricas e hidráulicas, tomadas para aparelhos elétricos e boa iluminação”, comentou.

Basquete de rua - É uma modalidade esportiva inspirada no Streetball, oriundo das periferias norte-americana e na cultura Hip Hop, movimento de expressão popular baseada em quatro elementos distintos, que vêm ganhando a cada dia força em todo o país. Apesar de possuir os mesmos elementos básicos do Basquetebol tradicional, o Basquete de Rua difere-se totalmente, desde às regras do jogo até mesmo o ambiente onde é realizado.
 
Como o próprio nome diz, o esporte sempre acontece em locais não convencionais, muitas vezes improvisados em ruas, quadras públicas ou embaixo de viadutos.

Fonte: Site da Prefeitura de Campos

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Prefeita abre seminário baseado no desenvolvimento sustentável

A Prefeita Rosinha Garotinho e o vice-Prefeito Doutor Chicão, abriram na manhã desta sexta-feira (18), no auditório da Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf), o seminário “Eficiência na Gestão Pública”, direcionado a secretários e gestores. O evento prossegue hoje até às 18 horas e, amanhã (sábado, 19), das 8 às 12h.
   
Na abertura do seminário, o deputado federal Anthony Garotinho, além do secretário de Governo Geraldo Pudim e o professor Marcelo Feres, ressaltaram o trabalho de preparação do município para o futuro, através do desenvolvimento sustentável, que engloba ações de meio ambiente, obras, urbanização, entre outras. Dentro desta tema, os palestrantes destacaram que o planejamento estratégico é considerado peça chave para obtenção de resultados.
   
- Temos compromissos que foram assumidos com a população de Campos até 2012 e muito já realizamos nestes dois anos e não vamos fugir deles. Para isso precisamos estar sempre afinados. Vamos fazer quantos seminários forem precisos. Temos que ter uma visão de futuro, sermos referência em qualidade de vida, resgatando a auto-estima da população, com a alegria de ser campista, por meio de iniciativas inovadoras e da gestão eficiente - afirma a Prefeita Rosinha Garotinho.
 
Fonte: Site da Prefeitura de Campos – foto por Gerson Gomes

Nova ponte será construída na Estrada de São Bento

ponte
A Prefeitura está dando continuidade ao trabalho de recuperação das estradas vicinais do município. A obra da Estrada de São Bento vai facilitar a interligação dos distritos da Baixada Campista e o trânsito naquela região. Nesta quinta-feira (17), começou o processo de demolição da ponte de concreto sobre o Canal de São Bento, que será substituída por outra mais larga.
 
A nova ponte, com extensão de 33m x 11m, faz parte das obras de melhorias da estrada, que   inclui asfaltamento e drenagem. A estrada começa na RJ-216 e vai até a divisa de São João da Barra, e também dá acesso ao Farol de São Tomé. A construção da nova ponte terá início ainda este mês.
 
- A estrada está sendo ampliada e a previsão é de que as obras terminem no final do ano. O sistema de drenagem e pavimentação também está sendo construído, evitando áreas de alagamento na temporada das chuvas – informou o secretário de Obras e Urbanismo, César Romero.
 
A Estrada de São Bento tem 3.200 metros de extensão e será ampliada para 12 metros de largura, sendo 7 metros de rolamento e 5 metros de acostamento. Além de dar maior segurança aos moradores da área, a obra facilitará o escoamento da produção de cana de açúcar e tijolos. A galeria pluvial vai atender a comunidade no percurso de 1,5 km, da rodovia ao Mosteiro de São Bento.
 
A Prefeitura vem investindo na recuperação das demais estradas da Baixada Campista. Atualmente, se encontram em completa recuperação, as Estradas do Carmo, Bugalho, Linha do Limão e Carvão, faltando pouco para serem concluídas. A estrada que liga Conceição do Imbé à Lagoa de Cima também está sendo recuperada.
 
Fonte: Site da Prefeitura de Campos – foto por Gerson Gomes

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Fundecam divulga linhas de crédito para empresários lojistas

fundecam
O presidente do Fundo de Desenvolvimento de Campos (Fundecam), Eduardo Crespo, se reuniu nesta quinta-feira (17), no posto do órgão, localizado no Edifício Cidade de Campos, Centro, com representantes do Boulevard Shopping, Banco do Brasil (BB), Sebrae, Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) e Associação Comercial e Industrial de Campos (Acic). No encontro foi divulgado o contrato entre o Fundecam e o BB, assinado pela Prefeita Rosinha Garotinho, em dezembro, disponibilizando linhas de investimentos para os empresários locais.
 
Eduardo informou que o Fundecam nunca atendeu ao comércio e, através das linhas do BB, junto com as entidades de classe, como CDL, Acic e Carjopa, está construindo essa operacionalidade. “O Fundecam vai equalizar as taxas de juros das linhas. A idéia é fazer com que o empresário perca a inibição em relação ao crédito”.
 
- É importante fazer com que ele perceba que esses recursos são subsidiados através dos royalties do petróleo e que é mais importante ele buscar esses créditos para fazer investimentos, que são linhas mais baratas, e guardar os poucos recursos que ele tem para uma necessidade maior, não ficando descapitalizado. Este é o modelo mais eficiente do mundo e a gente quer fomentar negócio, gerando trabalho, serviços e empregos – ressaltou o presidente do Fundecam.
 
Segundo Eduardo, durante o encontro foi apontado pela presidente da CDL, Maria Luiza Schulz; e pelo presidente da Acic, Amaro Ribeiro Gomes, que uma das dificuldades maiores do empresário campista de ter acesso aos créditos é a desinformação e até um despreparo da equipe técnica em preencher as necessidades de documentação e planilhas para poder se apresentar ao agente financeiro.
 
Fonte: Prefeitura de Campos – Foto por Antônio Leudo

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Mais de 14 mil doses da vacina contra HPV aplicadas

saude
Nesta quarta-feira (16), equipes do Programa Saúde na Escola (PSE) e do departamento de Epidemiologia da Secretaria de Saúde vão vacinar cerca de 40 meninas do Centro de Formação Educacional de Campos, no Parque São José, em Guarus, a partir das 9h. Até agora, mais de oito mil meninas já tomaram a primeira dose da vacina contra o vírus do papiloma humano (HPV).
   
Desse total, seis mil meninas também tomaram a segunda dose. Com o retorno às aulas, a imunização volta a acontecer nas unidades escolares das redes públicas e particular de ensino, por meio do PSE. Na quinta-feira (17) e sexta-feira (18), os profissionais estarão na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Parque Prazeres.
   
- Nos dias 21 e 22 será a vez da UBS Santa Rosa. A UBS do Parque Aurora recebe as adolescentes nos dias 23 e 24, enquanto a UBS Jamil Abdu, na Pecuária, participa da campanha entre os dias 25 e 28. No entanto, a vacina está sendo oferecida, ainda, de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h, na sala 41 da Secretaria (Epidemiologia) e, ainda, na Casa de Prevenção do Farol, das 8h às 17h - acrescentou o secretário de Saúde, Paulo Hirano.
   
A dona de casa Angélica Ribeiro Carlos, 35 anos, reconheceu a importância da vacina. Ela já se antecipou e levou a filha de 12 anos, Samyla Rufino, na Secretaria de Saúde para ser imunizada. “Vou trazer minha outra filha de 14 anos também, pois é prevenção é para a vida toda. Eu não teria dinheiro para pagar as vacinas na clínica particular”, disse a mãe.
   
A vacina é oferecida gratuitamente às meninas de 11 a 15 anos de idade e é altamente eficaz na prevenção de doenças, como câncer de colo de útero, de vulva e de vagina, além de verrugas genitais. Para garantir a eficácia da campanha, as meninas devem tomar as três doses completas. A campanha teve início em setembro do ano passado.
 
Fonte: Site da Prefeitura de Campos – Foto por Gerson Gomes

Prefeita Rosinha no Porto do Açu para apresentação de projeto

Representando a Organização dos Municípios Produtores de Petróleo (Ompetro), a Prefeita de Campos e vice-presidente da entidade, Rosinha Garotinho, visitou o canteiro de obras do Super Porto do Açu, em São João da Barra, nesta terça-feira, a convite da LLX, empresa logística de Eike Batista. A visita teve como ponto principal a apresentação de um plano viário, que permita integrar a Região do Petróleo, feita pelo Governo do Estado, ao diretor do Banco Mundial no Brasil, Makhtar Diop. Também estavam presentes os prefeitos Amaro Fernandes (Carapebus), Carla Machado (São João da Barra), Armando Carneiro (Quissamã) e o vice-prefeito de Rio das Ostras, Wilton Broder.
 
A intenção do Governo do Estado é integrar prefeituras para que, juntas, planejem o futuro do transporte de integração, num estudo em comum. Para a prefeita Rosinha Garotinho, a proposta é interessante “pois é importante tomar decisões em conjunto e com planejamento” disse a prefeita. O Banco Mundial no Brasil representa uma oportunidade em potencial para apoio ao projeto.
   
A apresentação de toda a logística do estado foi feita pelo subsecretário estadual de Transportes, Delmo Pinho. “O estado do Rio de Janeiro foi capital do Império por 200 anos, além de ter importância no cenário econômico brasileiro. Apesar de ocuparmos apenas 0,5% do território nacional, somos o segundo maior PIB da nação”, explicou Delmo Pinho, ao apontar o número de rodovias federais e estaduais, ferrovias, portos e aeroportos existentes não só na capital mas também no interior.
   
Na reunião, que também contou com a presença do presidente da LLX, Otávio Lazcano, Delmo Pinho falou sobre a situação precária das ferrovias e da necessidade de recuperação, devido à crescente atividade industrial do país, além do cenário positivo do petróleo nacional, sobretudo, após a descoberta da camada pré-sal. A questão dos aeroportos, que merecem uma utilização mais arrojada, também foi citada pelo subsecretário.
   
O subsecretário de Transportes apontou ainda para a necessidade de melhorar estradas e ferrovias de acesso a futuros empreendimentos do estado, como o Super Porto do Açu, o Complexo Logístico e Industrial Farol - Barra do Furado (Campos e Quissamã) e, ainda, o empreendimento que a Petrobras investe em Quissamã.
   
Outra grande necessidade é o transporte de passageiros de um município ao outro, dentro da região produtora de petróleo. “Precisamos integrar estas cidades através de um sistema logístico inteligente para os trabalhadores, numa economia de tempo e de riscos”, apontou, levantando a opção dos Veículos Leves sobre Trilhos (VLT) e de metrôs intermunicipais, para viajar de Campos a Macaé e Rio das Ostras, com possibilidades futuras de acesso a Rio Bonito e também ao Rio de Janeiro.
Plantio de árvores – Na ocasião, os prefeitos e o diretor do Banco Mundial no Brasil plantaram árvores de origem brasileira, como pau-brasil, em frente à Casa de Visitantes do Super Porto do Açu.
 
Fonte: Site da Prefeitura de Campos – fotos por Hugo Prates

Secretário de Governo na abertura dos trabalhos do Legislativo

camara
O secretário de Governo, Geraldo Pudim, representando a Prefeita Rosinha Garotinho, participou nesta terça-feira (15) da abertura do ano legislativo de 2011 da Câmara de Vereadores, destacando ações da administração municipal. Entre os pontos destacados pelo secretário, estavam as realizações em áreas como a Social, a Educação, Saúde e Obras, entre outras.
 
Geraldo Pudim representou a prefeita Rosinha, que também é vice-presidente da Ompetro (Organização dos Municípios Produtores de Petróleo), porque, no mesmo horário, ela participava de encontro técnico do Super Porto do Açu, em São João da Barra, quando discutiu aspectos do corredor logístico e viário do grupo, que irá cortar a cidade de Campos. No discurso de saudação aos vereadores, Pudim destacou a disposição para o diálogo do Executivo com o Legislativo e a união pelo objetivo comum do desenvolvimento econômico e social do município.
 
Na Saúde, o secretário de Governo destacou que o setor é uma das prioridades da administração da prefeita Rosinha e que vários avanços já estão sendo registrados. Ele citou os mais de 12 mil atendimentos feitos pelo Programa Emergência em Casa, que opera em todo o município, as mais de 12 mil crianças imunizadas pela Prevenar, sendo Campos a primeira cidade do Brasil a oferecer de graça a vacina que protege contra meningite e pneumonia.
 
O secretário apresentou ainda números que expressam o volume de atendimentos feitos pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS) em todo município, em bairros e distritos, como o aumento do número de exames para uma média de 60 mil/mês, de baixa, média e alta complexidades, como de sangue, radiografias, ultrassonografias, tomografias, ressonância magnética e em especialidades como nas áreas de cardiologia, oftalmologia e neurologia.
 
No setor de Obras, o secretário destacou investimentos estrurantes como os Bairros Legais que, recentemente, foi expandido para a Penha; o Morar Feliz, que entregou as suas primeiras 650 unidades; a Nova Avenida Arthur Bernardes, destacando que “realizando sempre, a Prefeita Rosinha transforma Campos em um canteiro de obras", disse o secretário, se referindo as mais de 700 obras, enre as que foram concluídas e as que estão em fase de execução.
 
Na área de Transportes, ele destacou o impacto do programa Cartão Campos Cidadão e da Passagem a 1 Real. “Quando assumimos o governo, o sistema público transportava 1,5 milhão de passageiros, mensalmente. A partir da Passagem a 1 Real, implantada pela Prefeita Rosinha, o volume de passageiros transportados saltou para 2,8 milhões por mês. O trabalhador sente em seu bolso a economia e, hoje,0 a frota de ônibus está sendo renovada e oferece até veículos com acessibilidade”.
 
Educação - O secretário destacou o compromisso da prefeita Rosinha e do governo municipal com a Educação. “Estamos reformando escolas e creches, construindo novas unidades, além de recuperar a rede municipal que estava sucateada no início do mandato da prefeita Rosinha. Estamos com 121 unidades com reformas concluídas, 43 em andamento e 15 novas unidades em construção”, pontuou Geraldo Pudim.
 
Ele destacou, ainda, na Educação: “O resgate da auto-estima dos alunos tem sido conquistado com intervenções como a melhoria da merenda, balanceada e acompanhada por nutricionistas. Hoje, todos os alunos municipais têm acesso a kits de materiais pedagógicos e didáticos, com livros com a mesma qualidade dos encontrados nas salas de aulas das escolas particulares. Dezenas de milhares de crianças receberam kits de uniformes completos, de verão e inverno, com tênis, meias e mochilas.
 
O presidente da Câmara de Vereadores, Nelson Nahim, destacou o espírito de união entre o Legislativo e o Executivo nos temas de interesse da municipalidade e agradeceu a presença da representação do governo na abertura dos trabalhos parlamentares deste ano.
 
Fonte: Site da Prefeitura de Campos

Colônia de Férias da 3ª Idade pronta para os visitantes

tereceiraidade
O Clube da Terceira Idade do Farol de São Tomé, espaço que recebe centenas de idosos para lazer e diversão, está preparado para receber as caravanas que costumam frequentar o espaço durante todo o ano depois de uma ampla reforma. O reinício da visitação depende de pequenos detalhes que estão sendo finalizados para receber integrantes de clubes de várias partes do município.
 
A reforma do espaço na praia campista garantiu para os frequentadores uma maior comodidade, com a reforma dos apartamentos e a implantação de todo o trabalho de acessibilidade, que determina as construções mais novas e que vem sendo implantada pela prefeitura nos prédios reformados. Além disso, o prédio recebeu uma ampla reforma nas partes elétrica e hidráulica, pintura, paisagismo e decoração. “Durante todo o ano o Clube do Farol recebe visitantes de terça a domingo. No total são 53 grupos de convivência, que disputam o espaço, em um calendário que praticamente ocupa toda a temporada. Nós tivemos que fazer uma paralisação para as obras, mas em breve a rotina vai ser retomada”, afirmou Rita de Cássia Rangel, coordenadora dos trabalhos.
 
A Colônia de Férias da Terceira Idade está completando 10 anos de atividades e, além de toda a estrutura colocada à disposição dos grupos de convivência, oferece cursos de hidroginástica, hidroterapia, fisioterapia, enfermagem, tai chi chuan e dança sênior, além de bailes aos sábados, sempre direcionado para grupos da terceira idade.

Fonte: O Diario News

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Canais da baixada na reunião do Comitê do Baixo Paraíba

canal
O Comitê dos Municípios do Baixo Paraíba, presidido pelo Secretário de Meio Ambiente, Humberto Nobre, se reuniu nesta terça-feira (15) com produtores da Baixada Campista. O objetivo do encontro foi encontrar uma solução para os problemas que as intervenções feitas pelo governo do estado nos canais da região estão causando. Humberto Nobre informou que as intervenções do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) nos canais estão prejudicando as lavouras, a criação de gado e o nível do Lagamar.
Segundo os produtores, o governo do estado não estaria realizando a limpeza necessária no Canal do Quitinguta e na Vala do Abreu, que abastece o Canal de São Bento. Eles alegam que os canais não estão sendo irrigados e isso está gerando problemas tanto para os produtores rurais  como para o Lagamar, que está com o nível sendo reduzido.
  
Humberto lembrou que a Prefeita Rosinha Garotinho conseguiu junto ao Governo Federal recursos na ordem de R$ 97 milhões e que foram aplicados nos canais, através do Governo do Estado. “No entanto, o Comitê estabeleceu a Câmara de Recursos Hídricos que criou um grupo de trabalho para cuidar dos canais da Baixada. E, desde que foi estabelecido esse grupo, que existe há um ano, não recebemos um documento técnico do Inea informando o que estava sendo feito e o que estava sendo projetado. Vamos continuar cobrando explicações”, afirmou.
 
O secretário de Defesa Civil, Marco Soares, informou que vai aguardar a vistoria dos membros do Comitê e tomar as medidas necessárias com relação ao contrato que o Inea tem com a Empresa Odebrecht. “Vamos analisar os critérios técnicos quanto ao impacto ambiental, a seca que existe no Lagamar e no Canal Quitinguta para que possamos levar ao Inea para que possa solucionar o problema que está causando inúmeros transtornos para os produtores rurais, pescadores e também para o verão no Farol de São Tomé no que diz respeito ao turismo”, disse.
Fonte: Site da Prefeitura de Campos – foto por Check

Morar Feliz terá Núcleos de Atendimento Familiar

morar feliz
A prefeitura, via secretarias de Educação, Saúde, Família e Assistência Social e Governo, vai implantar Núcleos de Atendimento Familiar nos Conjuntos Residenciais do Programa Morar Feliz do Parque Prazeres, Eldorado e Tapera. Os Núcleos de Atendimento Familiar vão oferecer serviços através de equipe multidisciplinar formada por assistentes sociais, agentes comunitários de saúde e síndicos, entre outros profissionais que vão passar noções de cidadania para os moradores.
 
O secretário de Governo, Geraldo Pudim, explica o porquê desta iniciativa. "Nós precisamos cuidar dessas famílias que viveram em condições sub-humanas por tanto tempo. Muitas famílias perderam as noções básicas de higiene e, principalmente, de cidadania. E a Prefeita Rosinha Garotinho, preocupada com isso, determinou que fossem instalados esses Núcleos de Atendimento Familiar nos Conjuntos Residenciais do Programa Morar Feliz”, explicou Pudim.
   
O secretário informa algumas providências que já foram tomadas para garantir a infraestrutura nos Conjuntos Residenciais do Programa Morar Feliz. “A Secretaria de Limpeza Pública já colocou os Conjuntos Residenciais na rota da coleta de lixo. Já solicitamos às empresas o transporte coletivo para aquelas áreas. Toda uma infraestrutura, que faz do Morar Feliz o maior projeto habitacional do Brasil para Famílias que não tinham mais esperança e que hoje têm uma casa confortável”, afirmou o secretário.
   
- Outro  compromisso da prefeita é remover toda a população de área de risco, o que já está sendo feito.  Podemos citar, por exemplo, a Lagoa do Sapo. As casas já estão demolidas e ali nasce um novo projeto urbanístico para evitar a reocupação por outras famílias. Também na margem BR-101 a mesma coisa e todos os 190 barracos já foram demolidos - disse Pudim.
 
Fonte: Site da Prefeitura de Campos – foto por Gerson Gomes

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Agora sim, patrimônio do povo

trianon1
Duas décadas de espera e o Teatro Municipal Trianon é finalmente propriedade do povo de Campos. No dia 1º de fevereiro, a Prefeitura de Campos efetuou o pagamento da desapropriação da área de 18.727,47 metros quadrados na confluência das ruas Saldanha Marinho e Marechal Floriano, no Centro, em que foi construído o teatro. O montante de R$ 5.478.302,94 encerrou o processo que seguia, desde 1989, em litígio judicial na 4ª Vara Cível.
O diretor do Departamento de Processos Contenciosos e Administrativos da Procuradoria Geral do Município, José Quintino Barreto Neto, fala sobre o que representa este pagamento para o município. “O pagamento da desapropriação é uma vitória para o município. Vira-se uma página na história do Trianon. A prefeita Rosinha Garotinho concretizou um sonho e encerrou uma longa novela”, destacou.
Desapropriadas em caráter de urgência pelo então prefeito do município, Anthony Garotinho, as áreas foram avaliadas na época em NCz$ 102.396,63 (Cruzados Novos) corrigidos em Bônus do Tesouro Nacional (BTN) em outubro de 1989. Sem edificação de qualquer espécie, os terrenos foram considerados de utilidade pública e desapropriados em caráter de urgência.  “No decreto 50 de agosto de 1989 ficou definido que as despesas decorrentes correriam por conta de verba própria, mas elas foram pagas com recursos dos royalties. O governo municipal utilizou este recurso importante num patrimônio cultural”, salientou o secretário municipal de Controle e Orçamento, Suledil Bernardino.
A prefeita Rosinha Garotinho falou sobre a reforma do Trianon, a primeira depois de 12 anos: “O Garotinho fez esse teatro belíssimo para a cidade. Recuperando não o patrimônio histórico, que era o antigo Trianon, que tinha uma arquitetura muito diferente do novo Trianon. O antigo Trianon, para quem se lembra bem, era igual ao Teatro Municipal do Rio de Janeiro, e foi demolido para ser feita uma agência bancária. Garotinho, numa luta intensa, conseguiu construir o novo teatro com uma arquitetura moderna, devolvendo o teatro para a cidade. Ele enfrentou muitos desafios ao ponto de a desapropriação só ter saído agora. Eu me lembro que, à época, o pessoal dizia que ele era louco em construir um teatro para mil lugares em Campos. Hoje, o Trianon é pequeno”, disse Rosinha.
A prefeita falou da satisfação que é pagar esta desapropriação. “Eu pago esta desapropriação com muita satisfação. É o teatro da cidade que traz grandes espetáculos, que fomenta a cultura na cidade. E, depois de 12 anos, é a primeira vez que o teatro passa por uma reforma. Estamos reformando todo o teatro para melhor atender os artistas e a todos que vão lá assistir aos espetáculos”, ressaltou Rosinha.
trianon
O prefeito de Campos à época, Anthony Garotinho – atualmente deputado federal – deu detalhes da negociação com os donos do terreno e com os presidentes do Bradesco.
— A desapropriação foi feita em 1989 para construir o novo Trianon. Ali era um lixão. No meio do coração de Campos jogavam lixo ali. Era uma coisa horrível. Tentei uma negociação com os donos do terreno e eles não queriam de jeito nenhum que a prefeitura pagasse o valor que valia. Eles queriam muito mais. Eu desapropriei e depositei em juízo. A avaliação foi feita pela Justiça e, no dia 1º de fevereiro, a prefeita Rosinha Garotinho pagou a desapropriação por aquela área ao lado do Jardim São Benedito. Não só aquela área. Tem uma área com outro terreno e uma rua no meio que, à época, foi feito para construir ali um Centro de Hospedagem”, contou Garotinho, que precisou ir a São Paulo para resolver a questão.

Fontes:

Teatro Trianon terá novo sistema de bilheteria

rosa
Passando pela primeira grande reforma estrutural desde sua inauguração, em 31 de julho de 1998, o Teatro Municipal Trianon também terá modificações no seu sistema de bilheteria. Um novo suporte, mais seguro e moderno, já começou a ser implantado. A grande novidade será a reserva de ingressos pela internet, diminuindo filas e oferecendo maior conforto ao público que prestigia os espetáculos apresentados no teatro.
- O trabalho já começou, com a instalação de um servidor. O próximo passo será o treinamento do pessoal, já que a nova plataforma é completamente diferente da anterior, que já estava ultrapassada. O público sugeriu e nós buscamos os melhores recursos de venda de ingressos que já são utilizados nos grandes centros - explica a presidente da Fundação Trianon, Auxiliadora Freitas.
O novo sistema da bilheteria do Trianon também terá maior segurança no processamento de dados, facilitando a venda dos bilhetes. O setor financeiro da Fundação Trianon, responsável pela bilheteria, participou dos estudos e das sugestões para a implantação das novas ferramentas de trabalho.
- No começo da temporada, previsto para o mês de abril, os espectadores dos espetáculos que o Trianon oferece já terão oportunidade de usufruir dos benefícios do novo sistema de venda de ingressos, agilizando o atendimento e gerando a funcionalidade que se espera de um teatro deste porte, o maior do interior do Rio - finaliza Auxiliadora.

Fonte: Site da prefeitura de Campos

Passeio Ciclístico no Farol de São Tomé

Dezenas de pessoas se juntaram a prefeita Rosinha Garotinho e ao presidente da Fundação Municipal de Esportes (FME), Magno Prisco, na segunda edição do Pedala Farol que aconteceu na manhã deste domingo (13) na orla da praia campista. O percurso com cerca de 5km começou no Clube Náutico do Farol, foi até ao Lagamar e voltou ao seu ponto de partida.
Camisas e bonés foram distribuídos entre os participantes e uma bicicleta, doada pelo Clube Duas Rodas, foi sorteada no final do passeio pela prefeita Rosinha. Durante o percurso, os participantes contaram com postos de água, duas ambulâncias e a escolta da Guarda Civil Municipal. Vários secretários também estiveram presentes participando do evento.
O presidente da FME, Magno Prisco comemorou o sucesso de mais essa edição do passeio ciclístico. "Nos alegra ver todas essas pessoas bem dispostas realizando esse passeio, principalmente, a prefeita Rosinha, que mostrou que está esbanjando saúde. Mostramos o quão saudável é andar de bicicleta e ainda aproveitamos a bela paisagem da praia do Farol", destacou Prisco.
A Prefeita Rosinha destacou a participação da população nos eventos do Farol de São Tomé. "Gosto de participar dos eventos aqui na praia. Sempre que posso estou presente e não poderia faltar hoje, gostei da disposição de todos nessa pedalada", disse destacando a participação de crianças, jovens e idosos no evento.
Fonte: Site da Prefeitura de Campos – Fotos por Gerson Gomes

Prefeita Rosinha recebe parceiros do Verão da Família

14
A Prefeita Rosinha Garotinho recebeu neste sábado (12), após o show de Djavan, representantes das empresas parceiras da prefeitura na programação do Verão da Família 2011, no Farol de São Tomé. O superintendente da Caixa Econômica Federal, Carlos Roberto Pereira; o gerente regional Severino Ribas e o gerente da agência  ecntral da Caixa, Daniel Pagung, se reuniram com a prefeita assim como o gerente de Contratos da concessionária Vital Engenharia, Alexandre Pereira. Também são parceiros no Verão da Família empresas como o Banco do Brasil, Refrigerantes Coroa e concessionária Águas do Paraíba.
Durante o encontro, os representantes da Caixa falaram sobre o sucesso do Programa Morar Feliz, o maior programa habitacional do interior do Estado, que permitiu que 650 famílias recebessem novas casas. "Eu já ouvi falar muito bem das casas e pretendo ir esta semana conhecer”, disse o superintendente da Caixa. A prefeita ressaltou a qualidade dos serviços e a emoção das centenas de famílias que foram retiradas de áreas de risco e, também, puderam realizar o sonho da casa própria.
Outro assunto levantado foi  o reforço feito no transporte coletivo do Farol a pedido da prefeitura. A prefeita lembrou das medidas que tiveram que ser adotadas para melhorar a qualidade do transporte oferecido aos visitantes e moradores do Farol. "As pessoas ficavam horas à espera de um ônibus para voltar para Campos. Agora, além de ter ônibus que atendam à demanda, estamos oferecendo veículos confortáveis, com ar condicionado", lembra Rosinha.
Tanto a prefeita como os empresários ressaltaram a importância de parcerias. Para o gerente de Contratos da Vital Engenharia, Alexandre Pereira, esta pode ser a primeira de muitas parcerias a serem firmadas. “Tivemos a honra de sermos convidados para ser parceiros neste verão e, se Deus quiser, estaremos juntos nos próximos também”, adianta Alexandre.
Em relação à Caixa, é a segunda vez que apóia a prefeitura em um evento popular, já que no ano passado, também, foi parceira no Carnaval fora de época do município. “Essa é a segunda parceria que fazemos com a prefeitura porque a gente entende que estas iniciativas da prefeitura apóiam movimentos populares e costumes da nossa sociedade e isso tem muito relação com a Caixa”, disse Carlos Roberto. De acordo com a prefeita, com as parcerias, todos saem ganhando em benefício da população. “Parceria para mim é uma palavrinha mágica. Ela enobrece, contribui e é sempre bom porque todos saem ganhando”.
- Quando todo mundo vai em busca de um único objetivo, que aqui no Farol é levar alegria para as pessoas nos eventos que a prefeitura promove, e buscamos parceria para isso, todo mundo sai ganhando e os recursos que poderiam estar sendo gastos aqui, quando encontramos parceiros, podemos estar aplicando em outra coisa. A gente sai ganhando em benefício da população quando se trata de parcerias -, disse a prefeita, lembrando que a prefeitura conseguiu cinco parceiros bons e que a experiência vai servir de experiência para o próximo evento.
Fonte: Site da Prefeitura de Campos – foto por Gerson Gomes

sábado, 12 de fevereiro de 2011

Rosinha recebe as crianças na abertura do Festival de Sorvete

A festa da criançada, que lotou o estande montado à beira mar em busca dos brinquedos e de muito sorvete, marcou a abertura do Festival de Sorvete, no final da tarde desta sexta-feira (11) na praia do Farol de São Tomé. Acompanhadas pelos pais e ao som de músicas infantis, elas foram recebidas pela Prefeita Rosinha Garotinho, que idealizou a festa que movimentou a praia campista.

Na abertura do evento, que vai se estender até domingo (13), sempre no horário das 10h às 22h, a prefeita Rosinha falou da emoção de poder ver no rosto das crianças a felicidade que ela já imaginava que o evento traria. “Estou muito feliz com o estande lotado e a felicidade das crianças. Eu pedi que este projeto fosse realizado, pois ele me lembra os tempos de infância e eu já sabia que seria um dia de alegria para as crianças”, declarou Rosinha Garotinho, enquanto se dedicava à neta Gabriela, de 1 ano e 3 meses, que participou ativamente da festa.
  
Este é o primeiro Festival do Sorvete que a prefeitura realiza na praia campista e, segundo o secretário Eraldo Bacellar, vai servir de aprendizado para futuros eventos deste tipo, que deverão ser ainda melhores. “Este é um evento importante para as crianças mas, também, para os comerciantes e frequentadores do Farol e que deve se tornar tradicional a partir de agora”, disse o secretário. 
Para José Nei Batista, gerente operacional da Sorveteria Oggi, “a parceria com a Prefeitura em um evento como esse é importante para divulgar ainda mais a marca”. Segundo ele, este foi um dos principais motivos de ter aceito o convite para participar do Festival de Sorvete do Farol.

A criançada pode se divertir à vontade em brinquedos dos mais diversos tipos, além de saborear sorvetes de sabores variados. Competições vão ser realizadas ao longo do Festival e os vencedores vão ter sorvete de graça nos dias de realização do evento. Gincanas, recreação infantil e show de mágica, também, fazem parte da programação. O evento é realizado pela Prefeitura de Campos, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Petróleo (Sedep), com o apoio do Sebrae e Câmara dos Dirigentes Lojistas (Sedep) e está prevista, ainda, a realização de shows, sempre no horário das 20h, com nomes conhecidos da música local.
Fonte: site da Perfeitura de Campos