quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Prefeita Rosinha Garotinho na posse da Associação da Codin

codin

 

A Prefeita Rosinha Garotinho participou na manhã desta quarta-feira (23) da solenidade de posse da primeira diretoria da Associação das Indústrias da Codin (AIC), realizada na sede da Schulz BC Equipamentos e Acessórios Tubulares, no Distrito Industrial da Codin. Destacando o crescimento do local, que atualmente sedia 17 empresas, Rosinha citou a lei de incentivo fiscal nº 4.533/05, sancionada por ela em abril de 2005, conhecida como Lei Rosinha, como principal fator para o interesse dos empresários pelo interior fluminense. A prefeita ainda salientou a preocupação do município em assumir a administração do Distrito Industrial.
   
Administrado pela Companhia de Desenvolvimento Industrial do Estado do Rio de Janeiro (Codin), o local ainda carece, segundo Rosinha, de melhorias na infraestrutura. São, de acordo com a prefeita, necessidades muito peculiares, como iluminação pública e calçamento, que podem ser sanadas pelo município através de um convênio com o governo do Estado.
   
- A prefeitura não pode fazer mais do que parcerias com as empresas, por aqui ser uma área do Estado. Mas eu já pedi a Cabral (governador Sérgio Cabral) a transferência da administração para o município, assim como também do Balneário de Lagoa de Cima. Um convênio já foi assinado. Enquanto a transferência não acontece, fazemos o que nos é possível. Afinal, há muito pouco tempo a Codin era zero e hoje está quase que 100% ocupada. Mas ainda precisamos expandir - salientou Rosinha.
   
A prefeita citou parcerias celebradas com as empresas da Codin através do Fundo de Desenvolvimento de Campos (Fundecam), Companhia de Desenvolvimento do Município de Campos (Codemca) e da secretaria municipal de Desenvolvimento e Petróleo. “Já estamos discutindo com as empresas uma nova parceria, com a qual, através da secretaria municipal de Trabalho e Renda, estaremos juntos qualificando nossos trabalhadores. Dessa forma, o município sai ganhando, com ao aumento de mão de obra qualificada e, portanto, mais pessoas empregadas e as empresas não perdendo seus funcionários por falta de qualificação. Planejamento deve ser a palavra na mente de todos. Na região, temos o exemplo de Macaé, que não se preparou para receber a Petrobras, tendo que receber trabalhadores de fora que foram morar em Rio das Ostras. Macaé ficou com todos os problemas sociais e sem uma população qualificada”, exemplificou a prefeita.
   
Rosinha também recebeu do presidente da Schulz na América Latina, Marcelo Bueno, a notícia de que uma nova indústria alemã estará se instalando no complexo industrial, tornando-se a quarta a investir no município. “O nosso compromisso é com Campos e com a população do município. Depois do Carnaval, vou a Suécia em busca de um parceria para a Schulz”, anunciou Marcelo.
   
Associação - Segundo o presidente da AIC, Lucas Vieira, o principal objetivo das empresas associadas é, num trabalho conjunto, oferecer melhores condições aos trabalhadores e também aos moradores da região, gerando desenvolvimento para o município. Das 17 empresas sediadas na Codin, 15, incluindo três ainda em fase de instalação, estão associadas, gerando mais de 1,5 mil empregos diretos e com faturamento anual de mais de R$ 200 milhões. “A associação tem por objetivo a reunião das empresas para levar o desenvolvimento para Codin e comunidades vizinhas e trabalhar qualificação e melhora de infraestrutura. Precisamos mostrar que o distrito está funcionando e fazer dele um exemplo para o Estado do Rio.

Fonte: Site da Prefeitura de Campos

Nenhum comentário: