terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Canais da baixada na reunião do Comitê do Baixo Paraíba

canal
O Comitê dos Municípios do Baixo Paraíba, presidido pelo Secretário de Meio Ambiente, Humberto Nobre, se reuniu nesta terça-feira (15) com produtores da Baixada Campista. O objetivo do encontro foi encontrar uma solução para os problemas que as intervenções feitas pelo governo do estado nos canais da região estão causando. Humberto Nobre informou que as intervenções do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) nos canais estão prejudicando as lavouras, a criação de gado e o nível do Lagamar.
Segundo os produtores, o governo do estado não estaria realizando a limpeza necessária no Canal do Quitinguta e na Vala do Abreu, que abastece o Canal de São Bento. Eles alegam que os canais não estão sendo irrigados e isso está gerando problemas tanto para os produtores rurais  como para o Lagamar, que está com o nível sendo reduzido.
  
Humberto lembrou que a Prefeita Rosinha Garotinho conseguiu junto ao Governo Federal recursos na ordem de R$ 97 milhões e que foram aplicados nos canais, através do Governo do Estado. “No entanto, o Comitê estabeleceu a Câmara de Recursos Hídricos que criou um grupo de trabalho para cuidar dos canais da Baixada. E, desde que foi estabelecido esse grupo, que existe há um ano, não recebemos um documento técnico do Inea informando o que estava sendo feito e o que estava sendo projetado. Vamos continuar cobrando explicações”, afirmou.
 
O secretário de Defesa Civil, Marco Soares, informou que vai aguardar a vistoria dos membros do Comitê e tomar as medidas necessárias com relação ao contrato que o Inea tem com a Empresa Odebrecht. “Vamos analisar os critérios técnicos quanto ao impacto ambiental, a seca que existe no Lagamar e no Canal Quitinguta para que possamos levar ao Inea para que possa solucionar o problema que está causando inúmeros transtornos para os produtores rurais, pescadores e também para o verão no Farol de São Tomé no que diz respeito ao turismo”, disse.
Fonte: Site da Prefeitura de Campos – foto por Check

Nenhum comentário: